1) as que pensam que comunista come criancinha e faz bruxaria.
2) as que não realmente sabem o que é o comunismo.
3) as que defendem a revolução socialista imediata e radical - tipo aqueles partidos de esquerda, que obviamente nunca irão se eleger para um cargo mais significativo.
4) as que idealizam o sistema comunista, mas compreendem sua incapacidade de vigorar nos dias de hoje.
Bastante se ouve falar que o comunismo só é bonito no papel. De fato, sua organização e seus ideais são exemplares, não há pessoa sensata que não concorde. Porém, infelizmente, a maioria dessas pessoas sensatas não conseguiriam viver nesse sistema. Imagine então as não-sensatas.
Até algumas décadas atrás houveram revoluções de caráter socialista em vários países ao redor do mundo: Rússia e leste europeu, Cuba, China, Coréia do Norte... Porém, não durou muito. Em 1991 foi oficializado o fim da URSS, basicamente devido ao fato de que as pessoas não aguentavam mais viver naquela ditadura onde tudo era racionado. Com o último governo, mais democrático, foi aberto espaço para o colapso final. As pessoas simplesmente não queriam mais viver daquela maneira, basicamente, por que não eram socialistas, não compreendiam nem defendiam os ideais, o governo simplesmente ditava como deveria se viver e pronto. A única maneira de impor um sistema, como obrigação indiscutível, é através do totalitarismo, e foi isso que aconteceu no século passado. O que vimos foi a distorção do que foi inicialmente idealizado, tornando-se insustentável frente ao mundo capitalista.
O problema é que as pessoas são capitalistas. A mente do ser humano em seu estado
Há maneiras de implantar um sistema mais igualitário, de maneira progressiva, dentro do sistema capitalista e do formato de governo atual. Através de pequenas conquistas contínuas, aos poucos, a mente geral vai se adequando à esquerda. Para ver o socialismo florescer como bem deve ser, é essencial que as pessoas sejam socialistas por opção, por que se concientizaram e querem viver daquela maneira. Aí sim, não precisaremos de nenhum Stálin ou Mao pra domesticar o povo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário