sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Porque o comunismo é utopia

Existem quatro tipos de pessoas (em ordem quantitativa decrescente):
1) as que pensam que comunista come criancinha e faz bruxaria.
2) as que não realmente sabem o que é o comunismo.
3) as que defendem a revolução socialista imediata e radical - tipo aqueles partidos de esquerda, que obviamente nunca irão se eleger para um cargo mais significativo.
4) as que idealizam o sistema comunista, mas compreendem sua incapacidade de vigorar nos dias de hoje.

Bastante se ouve falar que o comunismo só é bonito no papel. De fato, sua organização e seus ideais são exemplares, não há pessoa sensata que não concorde. Porém, infelizmente, a maioria dessas pessoas sensatas não conseguiriam viver nesse sistema. Imagine então as não-sensatas.

Até algumas décadas atrás houveram revoluções de caráter socialista em vários países ao redor do mundo: Rússia e leste europeu, Cuba, China, Coréia do Norte... Porém, não durou muito. Em 1991 foi oficializado o fim da URSS, basicamente devido ao fato de que as pessoas não aguentavam mais viver naquela ditadura onde tudo era racionado. Com o último governo, mais democrático, foi aberto espaço para o colapso final. As pessoas simplesmente não queriam mais viver daquela maneira, basicamente, por que não eram socialistas, não compreendiam nem defendiam os ideais, o governo simplesmente ditava como deveria se viver e pronto. A única maneira de impor um sistema, como obrigação indiscutível, é através do totalitarismo, e foi isso que aconteceu no século passado. O que vimos foi a distorção do que foi inicialmente idealizado, tornando-se insustentável frente ao mundo capitalista.

O problema é que as pessoas são capitalistas. A mente do ser humano em seu estado evolutivo decadente atual favorece muito mais um sistema onde se pode acumular bens, ser (ou se achar) melhor que o outro e ostentar isso mundo afora, do que numa sociedade igualitária, onde tudo é de todos. O comunismo é bom, o ser humano é que não o é. Ainda. Eu acredito naquela história de evolução contínua da humanidade, acho que um dia estaremos aptos a fazer vigorar esse sistema, com sucesso e sem distorções, em escala global. O homem comunista é o ideal máximo, ele é bom por natureza, só sendo ultrapassado pelo anarquista. Mas a sociedade tem que acompanhar o homem, que só pode ser progressivamente modificado por ela. Revoluções e protestos radicais só são bons para dar aquele choque, mostrar que há um outro caminho. Só que eles geralmente causam medo na população.

Há maneiras de implantar um sistema mais igualitário, de maneira progressiva, dentro do sistema capitalista e do formato de governo atual. Através de pequenas conquistas contínuas, aos poucos, a mente geral vai se adequando à esquerda. Para ver o socialismo florescer como bem deve ser, é essencial que as pessoas sejam socialistas por opção, por que se concientizaram e querem viver daquela maneira. Aí sim, não precisaremos de nenhum Stálin ou Mao pra domesticar o povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário