Algo que diferencia o ser humano das outras espécies, é o fato de ter um telencéfalo altamente desenvolvido e um polegar opositor. O polegar opositor confere a capacidade de pegar objetos, e esse tipo de tarefa. Já o telencéfalo altamente desenvolvido, confere ao ser humano, uma característica, que a nossa espécia designa de racional. Devido ao nosso telencéfalo altamente desenvolvido, podemos fazer muitas coisas, como planejar, confeccionar, desenvolver escrita, captar informações, lembrar de situações da nossa infância, etc.
O problema consiste no fato de que muitos de nós não usam nosso telencéfalo adequadamente. Ao invés de pensármos por nós mesmos, usamos os pensamentos dos outros. Não que isso seja ruim, mas existem limites. E isso se aplica nos mais diversos campos, sendo esses políticos, religiosos, psicológicos, culturais, e o que for. Muitas pessoas coagidas por outras, fazem coisas que nem sabem o que, nem porquê. Conflitos entre nações que vêm desde tempos remotos, ainda hoje persistem, e ninguem sabe com certeza a razão dele. Gerações nascem dentro desse círculo vicioso, e veem isso com naturalidade, e acabam passando para as outras gerações, que matar judeus, sarracenos, protestantes, e afins é a coisa mais natural do mundo. Por acaso ninguém para para pensar se isso é certo ou errado? Outros conflitos, como os dos sem-terras, acabam usando da mesma tática. Invadir fazendas, destruir pesquisas que levaram anos para serem feitas, patrimônios que levaram anos e muito suor - e claro, alguma corrupçãozinha no meio, mas isso será abordado em outra ocasião - é tudo muito lindo. Crianças crescem no meio disso. Creem que é tudo muito natural e continuam fazendo o mesmo quando adultos. Não entendem o motivo, talvez nem saibam, mas continuam a fazê-lo, pois era o que seus pais e avós faziam. Não quero defender nenhum lado desses conflitos sem fim. Apenas acho que se as pessoas querem lutar, que seja por um motivo justo, e não por que é uma coisa corriqueira de se fazer.
Depois de analizar essas e outras situações, vemos que o nosso telencéfalo, apesar de evoluído, não faz com que sejamos seres racionais. Nosso lado animal toma conta. Nossos interesses vêm primeiro, não importa se tivermos de passar por cima dos outros, usar pessoas para lutar por nossas causas, tornando as nossas às delas. Fazer com que outros seres humanos não pensem, não evoluam como pessoas, fazendo basicamente uma lavagem cerebral. Querendo ou não, todos sofremos dela. Seja lutar por uma causa desconhecida e que não é nossa, ou até mesmo desnecessária, seja seguir velhas tradições sem sentido, usar uma roupa, porque é da moda, e não porque gostamos, ouvir a música da moda, pelos mesmos motivos, assistir à superproduções que no fundo são uma porcaria, pelos mesmos motivos. Ou também vamos ser infelizes, seguindo hábitos inquestionáveis, apenas para não chocarmos os vizinhos e sermos excluidos da sociedade.
Vamos usar nosso telencéfalo superdesenvolvido, para questionar a nós mesmos, para fazermos uso da nossa individualidade humana, para não sermos tão irracionais,para evoluirmos, para não termos mentes tão fixistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário