quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Números Mentirosos

Porcentagens, estimativas, contagens, resumidamente números. Eles nos cercam a todo momento, tanto na aula de matemática, quanto no troco da venda. Eles estão em todo lugar, que nem sequer percebemos que já viramos um número. Um número? Sim, um número! Somos parte de um montante. Número de habitantes, alfabetizados, votos, audiência, placas de carro, título de eleitor, até o seu RG conta mais que o seu nome propriamente dito. Ninguém se importa com o que você é, e sim o que você conta. Esses números são mais uma forma de te manipular, ou melhor, uma maneira mais fácil. E o que é pior, uma maneira de mentir para si mesmo.

Número de habitantes? Qual nada, existem muitas pessoas por ai sem registro, que não são contadas na hora do senso. Número de votos, um dos piores. Há uma grande possibilidade de haver manipulação na hora da contagem, fora aqueles votos comprados, onde o cidadão troca um voto, por uma cesta básica. Será que esses votos deveriam ser contados? Creio que não. Aquilo que deveria ser um direito do cidadão, vira moeda para o sustento de uma família. Um simples ato, leva a manipulação de um cem número de votos, que por sua vez elege um político inescrupuloso, que arruinará mais ainda a nossa nação. Roubará dinheiro, deixará seu povo mais pobre e ignorante. Uma verdadeira reação em cadeia, que leva ao caos que é a realidade brasileira. Várias pessoas lutaram durante décadas, aqui no Brasil, por um voto livre, e é decepcionante, na hora de votar, ver um político pior que o outro, como opção. Uma vergonha.

Ao lado dos políticos, temos a nossa querida mídia. Essa, que usa e abusa daquele número em que se transformou a audiência, para impor aquilo que a indústria e o sistema acham mais conveniente que as pessoas saibam e pensem a respeito. Propagandas, novelas, noticiários, blockbusters, etc. manipulam as pessoas todos os dias. Tudo que vemos na TV é tido como fato, não nos damos o trabalho de pensar, recebemos tudo pronto, com uma opinião externa já formada. Tudo isso, pois não recebemos uma educação adequada na escola. Não nos ensinam a ser críticos, afinal, isso apenas atrapalharia os planos.

Por falar em educação brasileira, essa é outra que tem como maior princípio, um número mentiroso. Em um país, onde somos considerados alfabetizados, apenas por escrever seu próprio nome, já entra para o gráfico do IBGE. Até uma criança de três anos pode escrever seu nome, se lhe for ensinado, e nenhum ser em sã consciência a consideraria alfabetizada. Pessoas ingressam na escola, supostamente aprendem tudo aquilo que devem. Mas não aprendem, elas apenas absorvem, fingem que entendem. Perguntem a qualquer um que tem um diploma de primeiro grau, como calcular um logarítimo, ou o que é um retículo endoplasmático rugoso, não saberão. Mas isso não se baseia apenas nas escolas públicas, onde os livros custeados pelo estado, cheios de erros, com professores sem vontade de ensinar, pois seu salário mal paga suas contas. Nas escolas particulares isso também ocorre. Os professores são instigados a passar o conteúdo, fazer com que seu alunos passem de ano, e principalmente, ingressem em uma universidade conceituada, através de um vestibular, apenas para vender seu produto. Temos apenas essa opção, o resto não conta. Não nos direcionam a fazer uma escolha adequada, que pode definir o resto de nossas vidas. Não nos aconselham, não fazem com que nos identifiquemos com algo, não conseguem fazer com que gostemos do conteúdo.
Ninguem aprende de fato, apenas largamos conceitos nas provas, mas conhecer o assunto, não é um fato muito comum. O verdadeiro sentido de uma escola brasilera, é fazer com que o país corra por um falso desenvolvimento. Se iluda com um gráfico que supostamente representa a escolaridade do povo. É assim que eles iludem as pessoas. Aquelas provas que o governo faz para analizar o que os alunos aprenderam, não são muito difíceis, na verdade, as da OMB são diferentes para alunos de escola pública e particular. A da pública é mais fácil, para mostrar nos jornais que o primeiro lugar foi de um estudante de escola pública, pois o ensino oferecido pelo estado é "melhor".

A realidade brasileira não se sustenta apenas na Globo, carnaval, futebol e crianças ranhentas felizes. Gráficos que mostram um desenvolvimento falso, mentiras e manipulação, são as verdades. Mas não é isso que nos ensinam na escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário