domingo, 18 de agosto de 2013

O que é viver

Me parece a cada dia mais forte a ditadura do que é bom e do que é ruim, do que se deve fazer e do que é errado, do que se deve buscar, sentir e pensar e do que se deve fugir, evitar e ignorar. A cada dia sinto mais forte a pressão para ser feliz todos os dias e sorrir o tempo todo.
Quem é alguém para saber como as coisas devem ser?
Está na tevê, está nas ruas, em todo lugar. Está implantado nas sinapses de cada um que para viver de verdade, você deve ser feliz, o mais feliz que conseguir, por mais tempo que conseguir.
Aí você vai lá, compra roupas, sapatos e bolsas novas, por que te deixa mais feliz. Aí você procura perdidamente alguém para se apaixonar, por que te deixa mais feliz. Mas aí a paixão termina, e você não fica mais feliz. Então você vai lá, compra e come várias barras de chocolates, por que te deixa mais feliz. Mas aí você engorda, e não fica muito feliz com isso. Ah, mas é só pagar a mensalidade da academia e fazer uns exercícios para ficar feliz de novo.
Nós somos programados para buscar a felicidade a todo o momento.
Passar os dias com esse fardo só traz mais loucura à tona, mais pessoas que não conseguem se ajustar, todas povoando cada dia mais consultórios psiquiátricos. É pesado. Não fomos feitos assim, não fomos feitos para viver assim.
Falta um pouco de respeito nisso tudo. Respeito ao silêncio, respeito à reflexão, respeito à tristeza. Isso também é importante, afinal.
Nós não precisamos ter constantemente um sorriso estampado na cara, nós podemos ser um pouco desajustados. Nós não somos constantes, não somos máquinas, nós somos imperfeitos, complexos e um tanto imprevisíveis.
Acredito que viver de verdade, é algo intenso, algo profundo, algo verdadeiro. E a verdade pode ser alegre e pode ser triste. Viver é sentir, sentir o que tiver que sentir mesmo, o bom e o ruim. Viver é sorrir muito e chorar muito. Viver é amar, sentir saudade, ter vontade. Viver é cair, e levantar depois. Viver é se expressar, dizer e pensar. Viver é fazer, é tentar, é provar, é experimentar, é inventar. Viver é cultivar, sonhar e acreditar. Viver é lindo. Viver é fazer parte de algo maior, viver é ser parte da natureza. Viver é acertar, errar e aprender. Viver é pensar, é discutir, é brigar e fazer as pazes depois. Viver é fazer o bem, e se orgulhar, viver fazer o mal às vezes, e se arrepender. Viver é se machucar, para se recuperar mais tarde. Viver é mudar. Viver não é simples, não é nada fácil mesmo. Ninguém disse que seria. Ninguém escolheu, mas viver apenas é. A natureza não se importa muito.



Um comentário:

  1. Psicografado é?! heheheheheh

    Boa Gabi, gostei! É por ae mesmo! Positividade também é reconhecer que o lado ruim da moeda faz parte, é saudável e, até NECESSÁRIO pra nossa vida, nosso desenvolvimento e aprendizados!

    Continua escrevendo, tá mandando bem!

    ResponderExcluir